Ora vamos cá a mais uma destas coisas a que se chamam "mensagens".
Como devem saber, na Guiné-Bissau, não existem as 4 estações do ano definidas. Resumindo existem duas estações do ano, a estação "das chuvas" e a estação "sem chuva", se calhar é por ser mais económico e mais simples. Isto fui eu a brincar, pois a razão de só existirem duas estações definidas está relacionada com a posição geográfica do país.
A estação das chuvas começa oficialmente a 15 de Maio, neste aspecto existe um consenso total por parte de todos. Relativamente ao término da estação das chuvas já existe alguma controvérsia, uns dizem que é a 2 de Novembro, outros dizem que é a 15 de Novembro. Uma coisa é certa, a coisa mais pontual é a chuva, se calhar tem um relógio, porque alguns guineenses marcam alguma coisa para uma determinada hora e possivelmente aparecem umas horas mais tarde, não descorando o portugueses que conheço muitos deles que temos que dar um desconto de uma ou duas horas.
O mais engraçado é que por estes lados quando chove, chove a sério e sem grandes brincadeiras.
Depois de começar a chover, fica um "bruta" de um rio à porta. Até aposto que se o Barracuda não tivesse saído do activo conseguiria passear pela estrada. Atenção que é o Barracuda e não a barracuda que é um peixe que se come a todas as refeições na ilha de João Vieira.
Quando a chuva acaba, passada uma hora a rua volta ao normal. Não pensem que enquanto a chuva cai as pessoas ficam dentro de casa. Para começar a temperatura nunca desce abaixo dos 20 graus celsius, talvez até seja superior, então nada melhor do que jogar futebol, ou lamaçal dependendo das opiniões. Ainda por cima são refrigerados.
Por estes lados tamém se diz que não se pode apanhar nem a primeira chuvada nem a última chuvada. Desconheço a razão de tal ditado, mas são coisas da terra que é bela e bastante acolhedora.
Que saudades... :(
ResponderEliminar