Ontem, 18 de Abril de 2011, foi comemorado mais um dia do patrono. Aqui na Guiné-Bissau, alguns liceus comemoram o dia do patrono, é como se fosse o dia da escola, um dia em que toda a escola entra em festa. Festa essa que está dividida em várias partes, uma parte oficial, uma parte para todos os alunos e professores e uma terceira parte em que está mais direccionada para os professores e seus familiares.
A primeira parte é composta por uma série de discursos para todos os convidados, presentes na mesa e para a comunidade escolar que queira comparecer. Fiquei a saber que no liceu existem 148 professores e pouco mais de 6000 alunos. Já imaginaram o que são seis mil alunos num liceu com este? Estão divididos em 4 turnos diários de 5 tempos lectivos por cada turno, por dia. O liceu tem 37 salas de aulas e um jardim MAGNÍFICO como podem ver em post antigos.
Quando cheguei de manhã, para assistir aos discursos já se via a festa no ar, já estava um Grupo de Felupes a animar a malta.
Grupo de Felupes |
A massa humana já estava a concentrar-se...
Lá dentro o espetáculo era outro, com umas animações de um grupo pertencente ao liceu.
A segunda parte da festa já era dirigida mais para os alunos, onde houve espaço para o concurso sempre muito popular de Play-Back e o Concurso de Miss Liceu Dr. Agostinho Neto. os alunos estavam à pinha e foi uma grande confusão.
Concurso de Miss |
É claro que uma festa sem música nunca pode ser uma festa, assim sendo, lá esteve um DJ a meter música. Como o calor era muito e o material produz muito calor tem que levar um dissipador, ora vejam bem este dissipador.
A força da ventilação... |
O que estarão a pensar os dois abutres? |
É assim que fica mais um bocadinho de mim neste liceu, neste país, neste continente e eu presenciei uma vez mais e levo comigo a alegria deste povo que tanta alegria emana....
Saudades... ;)
ResponderEliminar