sábado, 22 de janeiro de 2011

Maratona Pela Vida

Ainda no ano passado fui ver mais uma maravilha da natureza. É melhor dizer que fui ver umas centenas de maravilhas da natureza. Melhor ainda, fui ver umas centenas de maravilhas da NATUREZA, assim está melhor.
Em Novembro último, fui até João Vieira. Objectivo principal era ver o nascimento de tartarugas verdes na ilha do Poilão. Poilão é uma pequena ilha, perto de João Vieira, onde afluem centenas de tartarugas verdes para a desova. Passados 60 dias eclodem dos ovos tartarugas que mais tarde viram desovar nas mesmas praias de onde eclodiram.
João Vieira é uma ilha que se pode circundar a pé em 4 horas. 4 horas de caminhada pela areia, segundo dizem, digamos que fui dar uma pequena volta de cerca de 40 minutos de 42 biqueira larga. Pelo caminho fui encontrando algo diferente, mas que me chamou a atenção. São pequenas coisas que se calhar passam despercebidos mas que a meu ver têm alguma magia, algum sentido e algum mistério.


De onde terá vindo aquele ramo? Terá viajado quilómetros, metros ou centímetros? É algo que me entrigou e e chamou a atenção.


E este imponente cepo? Conseguem imaginar qual seria esta árvore? Pensem nas gerações de pássaros que pousaram nos seus ramos. Quantos destes eram para descansar ou pura e simplesmente estavam a apreciar a vista? Quanto tempo terá viajado? Melhor que histórias terá para contar? Quantas pessoas passaram por ela e repararam? E quantas não repararam? Será mais um cepo ou será um cepo? Parece um velho guardião a descansar depois de uma vida de trabalho nas intempéries. Mas certamente que as histórias deste velho guardião dariam para escrever uns quantos blog's.




E estes dois guardiões? Teriam partilhado algumas dessas histórias?
Depois vem aquele que tem ar de que foi um imponente guardião. Se calhar foi o "capitão" de todos os outros.


Observem as suas curvas e as suas linhas. Quantas batalhas terá travado? Como tudo terá acontecido? Ou será apenas uma coroa de um rei? Quantos abrigos terá proporcionado? Quantas folhas terá tido? Imaginem se as árvores falassem? O que falariam? O que terão ouvido? E no entanto lá estão elas para nos dar abrigo, comida e até oxigénio.
No meio da minha caminhada também encontrei algo interessante no meio desses guardiões. e também algo verde, claro que uns guardiões vão mas outros ficam.





Algo ainda mais estranho é que acho que encontrei, a meu ver, uma espécie de ervilha brava. O que eu achei muito estranho, mas como disse penso que encrontrei, mas o melhor é deixar a prova que consegui retirar.



Depois digam se é ou não.
Como referi anteriormente, fomos ver a ilha de Poilão para ver uma maratona da vida. O eclodir das tartarugas. Algo maravilhoso e simplesmente belo.
Quando desembarquei na ilha reparei neste pequeno objecto.


O que será? Também não sei ao certo, mas tenho as minhas conclusões que guardarei para mim e espero pelas vossas. A seguir foi como entrar num planeta diferente, talvez Marte ou coisa parecida.



Não é que eu tenha estado alguma vez em Marte, mas o ângulo da foto assim quase que o permite. Assim que o sol se pôs começou a luta, a corrida pela qual todas tinham que lutar. Foi magia, magia pura em como de um momento para o outro começaram a "brotar" tartarugas do chão. Vê-las a deslocarem-se até à água era como acompanhar algo misterioso e divino. Algo que só a nós foi proporcionado naquele momento. Foi deslumbrante. E como começou também acabou. Assim do nada parou. Foi como se todas tivessem um relógio, o despertador tocou e correram para o mar, o despertador tocou novamente e as restantes têm que esperar pela sua vez sob o solo arenoso. Eu não sei muito de tartarugas marinhas, mas mesmo assim sei que elas têm em comum com os crocodilos, o facto de serem macho ou fêmea tudo é determinado pela temperatura a que se encontram. Para não estar a interromper nada neste momento único que tive o prazer de observar deixo umas fotos de amador.






E agora o percurso de algumas.






E foi assim que eu tive uma experiência do outro mundo, literalmente. Foi uma coisa FABULÁSTICA da qual tive o prazer e a honra de poder observar. E aqui fica mais um bocadinho da Guiné segundo o meu ponto de vista. A Guiné-Bissau tem um conjunto de maravilhas da natureza para observar e maravilharmo-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário